Diretrizes para Autores
A Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Revista do ILCT) é uma publicação trimestral de acesso livre da EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes. A Revista do ILCT publica artigos científicos e revisões bibliográficas na área de Leite e Derivados que deverão ser destinados com exclusividade. Os trabalhos deverão ser apresentados em português, inglês ou espanhol, devendo observar as disposições normativas relacionadas abaixo.
A Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Revista do ILCT) é uma publicação trimestral de acesso livre da EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes. A Revista do ILCT publica artigos científicos e revisões bibliográficas na área de Leite e Derivados que deverão ser destinados com exclusividade. Os trabalhos deverão ser apresentados em português, inglês ou espanhol, devendo observar as disposições normativas relacionadas abaixo.
Os trabalhos publicados na REVISTA do ILCT são divididos em duas categorias:
a) artigos científicos: provenientes de trabalhos de pesquisas inéditas, com respaldo do método científico. Os trabalhos deverão apresentar ineditismo, inovação ou originalidade, que justifique a sua publicação.
b) artigos de revisão: aqueles que analisam e discutem trabalhos já publicados de um tema de pesquisa, baseados em documentação bibliográfica. As referências bibliográficas deverão ser constituídas de pelo menos 70% de artigos dos últimos 10 anos, publicados em periódicos nacionais e internacionais. Os artigos poderão ser aceitos desde que apresentem contribuição científica do tema apresentado.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
- Artigo original sem identificação dos autores e suas credenciais (elaborado conforme instruções abaixo)
- Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução gráfica que deverá ser enviado escaneado e anexado no item transferência de documentos suplementares ou por e-mail revistadoilct@epamig.br
- Para artigos contendo pesquisas com seres humanos no Brasil, a Revista do ILCT solicita que seja enviado parecer de Comitê de Ética aprovando sua realização, conforme normas do Conselho Nacional de Saúde (anexar como documento suplementar ou enviar por e-mail revistadoilct@epamig.br).
Áreas para avaliação pelo Corpo Revisor
• Produção animal, zootecnia, veterinária;
• Microbiologia, higienização;
• Leites fermentados, culturas lácteas;
• Queijos processados, requeijão;
• Tecnologia de queijos;
• Físico-química, química de lácteos;
• Concentrados, desidratados, soro;
• Análise sensorial;
• Equipamentos, instalações, operações unitárias;
• Tecnologia sorvetes e gelados comestíveis;
• Tecnologia UHT/UAT;
• Tecnologia manteiga;
• Desenvolvimento novos produtos;
• Legislação, rotulagem;
• Qualidade do leite;
• Gestão ambiental / tratamento resíduos e efluentes.
AUTORIA
A Revista do ILCT considera como autores aqueles que contribuíram de forma efetiva, intelectualmente e/ou cientificamente, para a realização do trabalho. Não há limite para número de autores por artigo. Os demais colaboradores do trabalho, como, por exemplo, fornecedores de amostras, ingredientes e insumos, ou patrocinadores, devem ser citados na seção Agradecimentos, de acordo com o interesse dos autores. O autor correspondente é responsável pelo trâmite do trabalho junto a Revista.
Para a submissão do artigo todos os autores devem assinar o Termo de Concordância e Cessão de Direitos de Reprodução Gráfica. Observar a ordem de assinaturas dos autores, que será a mesma que constará na versão publicada. Qualquer inclusão, exclusão ou alteração na ordem dos autores deverá ser notificada à Revista, por e-mail, mediante ofício assinado por todos os autores (inclusive do autor excluído). Os autores são responsáveis pelos conceitos e informações contidos no trabalho. Esses podem publicar seus artigos em repositórios da sua instituição de origem, mas deve ser citada a fonte da publicação original.
O Termo de Concordância e Cessão de Direitos de Reprodução Gráfica deve ser colocado no sistema no momento de submissão do artigo como documento suplementar ou enviado para o e-mail revistadoilct@epamig.br Só serão aceitos documentos escaneados a partir do original assinado pelos autores.
CONFLITO DE INTERESSES
Os autores são responsáveis, na submissão do artigo, por identificar e revelar qualquer conflito de interesse de natureza pessoal, política, comercial, acadêmica ou financeira que possa ter influenciado no trabalho. Os autores devem explicitar possíveis conflitos de interesse no Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução gráfica.
O revisor deve comunicar aos editores qualquer conflito de interesse que possa impedir um parecer isento sobre o artigo a ser avaliado. O revisor deve devolver o manuscrito e declarar-se não qualificado para analisá-lo.
SUBMISSÃO DO ARTIGO
Os artigos submetidos para publicação deverão ser enviados somente pelo site www.revistadoilct.com.br
Deve ser utilizado o processador de texto Microsoft Word for Windows, e ser escrito em português, inglês ou espanhol.
Revisão de inglês
Os trabalhos cuja redação em inglês não esteja adequada, de difícil compreensão, no qual dificulte o entendimento e a revisão dos mesmos, serão devolvidos pelo Editor. O artigo só será aceito para nova submissão desde que seja apresentado um certificado de revisão do inglês, por especialista na língua.
Formatação do artigo
O artigo deverá ter, no máximo, 16 páginas, incluindo as figuras, quadros e tabelas, com numeração contínua de linhas em todo o texto. Não há limite para número de autores por artigo.
Formatação: Tamanho do papel A4 (21cm x 29,7cm), fonte: Times New Roman, tamanho: 12, espaçamento 1,5 (exceto título, autores e sumários em português e inglês que são espaçamento simples), observada uma margem de 2,5 cm para o lado esquerdo e de 2,5 cm para o direito, 2,5 cm para margem superior e inferior, 1,25 cm para o cabeçalho e 1,25 cm para o rodapé.
O artigo de revisão bibliográfica deverá conter as seguintes seções: Título (português e inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Revisão de Literatura; Considerações Finais; Agradecimento(s) (opcional) e Referências.
O artigo científico deverá apresentar as seguintes seções: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão; Agradecimento(s) (opcional) e Referências.
TÍTULO: suficientemente claro, conciso e completo, evitando palavras supérfluas. Recomenda-se começar pelo termo que represente o aspecto mais importante do trabalho, com os demais termos em ordem decrescente de importância. Centralizado, letras maiúsculas, em negrito e espaçamento simples. Usar somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas, não empregando abreviaturas no título do artigo.
TÍTULO EM INGLÊS: virá imediatamente abaixo do título em português, em negrito, centralizado, espaçamento simples. Somente com a primeira palavra em letra maiúscula e quando houver nome ou palavra que inicie com letra maiúscula – obrigatório, exceto quando o artigo for escrito na íntegra em língua inglesa.
NOME(s) DO(s) AUTOR(es): os nomes completos e por extenso deverão ser inseridos no local próprio no sistema da submissão no site (não devem constar no artigo enviado). No site também deverão ser informados: filiação completa (Instituição/Departamento, cidade, estado, país), endereço completo para correspondência e endereços eletrônicos. Fontes de auxílio à pesquisa ou indicação de financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado deverão ser citadas nos Agradecimentos.
RESUMO: não deve ultrapassar 250 palavras. Não deve possuir parágrafos e estar centralizado logo abaixo do título em inglês, em espaçamento simples. Após o Resumo deve-se incluir 3 a 6 palavras-chave que deverão ser apresentadas no próprio idioma, no singular, separadas por ponto e vírgula. Deve-se evitar a utilização de termos já utilizados no título. Usar como palavras-chave, preferencialmente, termos apresentados no Índice de Assuntos da base SciELO (http://www.scielo.br) ou no AGROVOC: Multilingual Agricultural Thesaurus (http://www.fao.org/aims/ag_intro.htm).
ABSTRACT: não deve ultrapassar 250 (duzentos e cinquenta) palavras, sem parágrafos e estar centralizado logo abaixo das palavras-chave, em espaçamento simples. Keywords da mesma forma das palavras-chave, logo abaixo do resumo em inglês.
INTRODUÇÃO: quando se tratar de um artigo científico, a Introdução deve incluir a Revisão de Literatura/Referencial Teórico e objetivo(s) do trabalho; se o artigo for uma revisão, a Introdução deve ser mais enxuta e contextualizar o tema abordado, apontando sua relevância para o setor lácteo.
REVISÃO DE LITERATURA: esta seção é apenas para artigos de revisão; consiste no desenvolvimento do artigo em si. O título "Revisão de Literatura" deve ser o primeiro nesta seção, seguido dos títulos referentes ao assunto que está sendo tratado, conforme o desenvolvendo do tema. As referências bibliográficas deverão ser constituídas de pelo menos 70% de artigos dos últimos 10 anos, publicados em periódicos nacionais e internacionais.
MATERIAL E MÉTODOS: esta seção é apenas para artigos científicos; deve abordar uma descrição coordenada e concisa da maneira como foi realizado o experimento, de forma que seja possível sua reprodução. Deve constar o delineamento experimental detalhado, número de repetições do experimento e as técnicas empregadas, que devem ser descritas ou a fonte deve ser informada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: esta seção é apenas para artigos científicos; consiste na apresentação e discussão dos resultados, com base na literatura disponível sobre o assunto. Poderá apresentar tabelas e figuras.
Tabelas: deverão ser feitos no Word e inseridos após citação dos mesmos dentro do próprio texto. Pode-se usar, neste caso, espaçamento simples. As tabelas que apresentem resultados estatísticos com testes de comparação de médias, as letras deverão ser sobrescritas.
Figuras: fotos, imagens, gráficos (preferencialmente em Excel) e outras estruturas que não se encaixam como tabelas; deverão ser apresentadas coloridas ou em preto e branco, nítidas e com contraste, inseridas no texto após a citação das mesmas. Fotos e figuras devem ser salvas em extensão “JPEG” com resolução, mínima, de 300 dpi;
Equações: deverão ser feitos em processador que possibilite a formatação para o programa Page Maker (ex: Equation), sem perda de suas formas originais.
CONCLUSÃO (para artigos científicos) ou CONSIDERAÇÕES FINAIS (para artigos de revisão): utilizar frases curtas, baseadas no objetivo do trabalho. Evitar frases com citações e discussão de resultados nessa seção.
AGRADECIMENTOS (opcional).
REFERÊNCIAS
Citações no texto: deverão ser realizadas pelo sistema alfabético (autor-data) conforme ABNT, NBR 6023:2018):
Dois autores - Steel; Torrie (1960) ou (STEEL; TORRIE, 1960).
Três ou mais autores - Valle et al. (l945) ou (VALLE et al., 1945).
Referências: A lista de referências bibliográficas será normalizada conforme a NBR 6023:2018 da ABNT. A exatidão das referências existentes no trabalho e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor (es) do artigo.
- O nome do periódico deve ser descrito por extenso, não deve ser abreviado. A informação do local de publicação é dispensada.
- Apresentar nas referências todos os nomes dos autores do documento científico (fonte) para até três autores e usar a expressão et al. após o primeiro autor quando houverem mais de 3 autores.
- As referências devem ser ordenadas alfabeticamente e separadas entre si por um espaço simples.
Exemplificação (tipos mais comuns):
Artigo de periódico:
SILVA, C. S. et al. Influência do tipo do leite nos parâmetros de textura e estabilidade de sorvete. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 68, n. 393, p. 26-35, 2013. DOI: 10.5935/2238-6416.20130032
Livro:
a) livro no todo:
FURTADO, M. M. Queijos finos maturados por fungos. São Paulo: Milkbizz, 2003. 128 p.
b) Parte de livro com autoria específica:
BRITO, J. R. et al. Boas práticas de produção de leite bovino na agricultura familiar. In: NETO, F. N. (ed.) Recomendações básicas para a aplicação das boas práticas agropecuárias e de fabricação na agricultura familiar. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 196-205.
c) Parte de livro sem autoria específica:
ABREU, L. R. Características e formas de aproveitamento do soro do queijo. In: ______. Processamento do leite e tecnologia de produtos lácteos. Lavras: FAEPE, 2005. cap. 5, p. 91-157.
Dissertação e tese:
RIBEIRO, L. C. Produção, composição e rendimento em queijos do leite de ovelhas Santa Inês. Orientador: Juan Ramón Olalquiaga Pérez. 2005. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.
Trabalhos de congresso e outros eventos:
Impressos:
SOBRAL, D.; VIOTTO, W. H. Requeijões culinários análogos. In: CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 24., 2007, Juiz de Fora. Anais [...] Juiz de Fora: EPAMIG, 2007. p. 541-546.
Eletrônicos:
DIAS, B. M., GIGANTE, M. L. Efeito da pré-acidificação do leite através da adição de CO2 sobre o rendimento e as características físico-químicas do queijo Minas Frescal. In: CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 26., 2009, Juiz de Fora. Anais [...] Juiz de Fora: EPAMIG ILCT, 2009. 1 CD-ROM.
SCALCO, A. R.; MACHADO, J. G. de C. F.; QUEIRÓZ, T. R. Gestão da qualidade em propriedades leiteiras. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Anais eletrônicos [...] Londrina: UEL, 2007. Disponível em: http://www.sober.org.br/palestra/6/321.pdf. Acesso em: 12 abr. 2010.
Processo de avaliação do artigo
O artigo submetido à REVISTA do ILCT será avaliado quanto ao atendimento das normas editorais estabelecidas e passará por averiguação de plágio. O artigo poderá ser devolvido caso não esteja conforme as normas e escopo da Revista do ILCT, ou caso apresente plágio. O Conselho Editorial também avaliará o artigo quanto à sua relevância. A devolução do trabalho será devidamente justificada.
O trabalho então será encaminhado a dois membros do Corpo Revisor ad hoc, conforme a área de atuação desses profissionais, que emitem seus pareceres. Todo o processo de avaliação do artigo ocorre de forma anônima duplo-cega, ou seja, autores e avaliadores não têm sua identidade revelada entre si.
Se o artigo for aprovado por ambos, os pareceres dos avaliadores serão encaminhados ao autor responsável pela submissão para que verifique as sugestões e proceda às modificações que se fizerem necessárias. Depois de corrigido, o artigo retornará aos mesmos avaliadores para verificarem se as sugestões foram atendidas e para emissão do parecer final. O autor responsável receberá notificação via e-mail, de aceite (ou não) para publicação.
Em caso de um parecer desfavorável e um favorável dos revisores, um terceiro revisor será consultado. Somente se dois pareceres analisados forem favoráveis é que será tomada a decisão final acerca da publicação pelo Conselho Editorial. O autor também será notificado sobre a reprovação do artigo por e-mail, com a justificativa do Corpo Revisor.
A publicação do artigo dependerá da observância das Normas Editoriais e dos pareceres do Corpo Revisor e do Conselho Editorial, caso necessário. Todos os pareceres são sigilosos e imparciais.
Outras informações deverão ser obtidas via e-mail revistadoilct@epamig.br ou telefone (32) 3224 3116.