- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Indexadores
- Declaração de ética de publicação e negligência
Foco e Escopo
A Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Revista do ILCT) é uma publicação trimestral de acesso livre da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Instituto de Laticínios Cândido Tostes. A Revista publica artigos científicos e revisões bibliográficas na área de Leite e Derivados que deverão ser destinados com exclusividade. Os trabalhos deverão ser apresentados em português, inglês ou espanhol, devendo observar as diretrizes para autores desta publicação.
Os trabalhos publicados na REVISTA do ILCT são divididos em duas categorias:
a) artigos científicos: provenientes de trabalhos de pesquisas inéditas, com respaldo do método científico. Os trabalhos deverão apresentar ineditismo, inovação ou originalidade, que justifique a sua publicação.
b) artigos de revisão: aqueles que analisam e discutem trabalhos já publicados de um tema de pesquisa, baseados em documentação bibliográfica. As referências bibliográficas deverão ser constituídas de pelo menos 70% de artigos publicados em periódicos da literatura nacional e internacional, sendo estes dos últimos 10 anos. Os artigos poderão ser aceitos desde que apresentem contribuição científica do tema apresentado.
Os artigos submetidos devem estar enquadrados em pelo menos um dos seguintes temas:
• Produção animal, zootecnia, veterinária;
• Microbiologia, higienização;
• Leites fermentados, culturas lácteas;
• Queijos processados, requeijão;
• Tecnologia de queijos;
• Físico-química, química de lácteos;
• Concentrados, desidratados, soro;
• Análise sensorial;
• Equipamentos, instalações, operações unitárias;
• Tecnologia sorvetes e gelados comestíveis;
• Tecnologia UHT/UAT;
• Tecnologia manteiga;
• Desenvolvimento novos produtos;
• Legislação, rotulagem;
• Qualidade do leite;
• Gestão ambiental / tratamento resíduos e efluentes.
Para artigos contendo pesquisas com seres humanos no Brasil, a Revista do ILCT solicita que seja enviado por e-mail (revistadoilct@epamig.br) ou no sistema de submissão como documento suplementar, o parecer de Comitê de Ética aprovando sua realização, conforme normas do Conselho Nacional de Saúde. Para todos as submissões solicita-se o envio do Termo de Concordância e Cessão de Direitos de Reprodução Gráfica, conforme requisitado nas normas da Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (https://revistadoilct.com.br/rilct/about/submissions#copyrightNotice)
Políticas de Seção
Artigos/Articles
Política padrão de seção
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Revisão/Review
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
O artigo submetido à REVISTA do ILCT será avaliado quanto ao atendimento das normas editorais estabelecidas e passará por averiguação de plágio. O artigo poderá ser devolvido caso não esteja conforme as normas e escopo da Revista do ILCT, ou caso apresente plágio. O Conselho Editorial também avaliará o artigo quanto à sua relevância. A devolução do trabalho será devidamente justificada.
O trabalho então será encaminhado a dois membros do Corpo Revisor ad hoc, conforme a área de atuação desses profissionais, que emitem seus pareceres. Todo o processo de avaliação do artigo ocorre de forma anônima duplo-cega, ou seja, autores e avaliadores não têm sua identidade revelada entre si.
Se o artigo for aprovado por ambos, os pareceres dos avaliadores serão encaminhados ao autor responsável pela submissão para que verifique as sugestões e proceda às modificações que se fizerem necessárias. Depois de corrigido, o artigo retornará aos mesmos avaliadores para verificarem se as sugestões foram atendidas e para emissão do parecer final. O autor responsável receberá notificação via e-mail, de aceite (ou não) para publicação.
Em caso de um parecer desfavorável e um favorável dos revisores, um terceiro revisor será consultado. Somente se dois pareceres analisados forem favoráveis é que será tomada a decisão final acerca da publicação pelo Conselho Editorial. O autor também será notificado sobre a reprovação do artigo por e-mail, com a justificativa do Corpo Revisor.
A publicação do artigo dependerá da observância das Normas Editoriais e dos pareceres do Corpo Revisor e do Conselho Editorial, caso necessário. Todos os pareceres são sigilosos e imparciais.
Outras informações deverão ser obtidas via e-mail revistadoilct@epamig.br ou telefone (32) 3224 3116.
Periodicidade
Periodicidade de publicação trimestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Indexadores
- Sumarios.org (Funpec de Ribeirão Preto, SP)
- Latindex
- Chemical Abstracts Service (CAS)
- Periódica (México)
- Google Scholar
- Portal de Periódicos da Capes
- SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas)
- DOAJ (Directory of open acess journals)
- journal4free
- CAB Abstracts
- FSTA (Food Science and Techonology Abstracts)
- Web of Science
- Europub
- EBSCO
Declaração de ética de publicação e negligência
A Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes prima pela qualidade e pelo compromisso ético na publicação.
1 Publicação e autoria
O artigo deve apresentar, como seu último item, a lista de referências consultadas e citadas pelos autores. A responsabilidade pela exatidão das referências é dos autores.
Os autores devem informar a(o) editor(a) em caso de conflitos de interesse na realização da pesquisa.
Os autores devem citar no manuscrito fontes de auxílio à pesquisa ou indicação de financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado no item Agradecimentos.
Para a submissão do artigo todos os autores devem assinar o Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução gráfica, de forma a assegurar que manuscrito é original e independentemente do idioma, não foi submetido a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade. Os autores reconhecem também nesse termo que não há dados fraudulentos, nem plágio.
2 Responsabilidades dos autores
Segundo a política editorial da Revista do ILCT, todos os manuscritos são avaliados de forma anônima (duplo-cega) e avaliados pelo processo de revisão pelos pares, ou seja, por dois membros do Corpo Revisor ad hoc, conforme a área de atuação desses profissionais, que emitem seus pareceres.
A Revista do ILCT considera como autores aqueles que contribuíram de forma efetiva, intelectualmente e/ou cientificamente, para a realização do trabalho. O Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução gráfica deve ser assinado por todos os autores, para a submissão do artigo, no qual asseguram que os resultados são verdadeiros, autênticos e originais. Os autores reconhecem que serão obrigados a fornecer retratações ou correções de erros referentes ao artigo, se necessário e que são responsáveis por plagiarismo.
É de responsabilidade dos autores a revisão ortográfica dos trabalhos submetidos.
3 A revisão por pares e a responsabilidade dos revisores
A avaliação do artigo deve ser objetiva, no qual os revisores devem expressar seus pontos de vista apoiados em argumentos, sem comentários desagradáveis ou ofensivos.
Os artigos devem ser tratados como documentos confidenciais. Todo o processo de avaliação do artigo ocorre de forma anônima (blind review), ou seja, sem a autoria no manuscrito para os revisores e sem a identificação dos revisores para os autores.
O revisor deve comunicar aos editores qualquer conflito de interesse que possa impedir um parecer isento sobre o artigo a ser avaliado. Deve devolver o manuscrito e declarar-se não qualificado para analisá-lo.
Apesar de os artigos serem submetidos à inspeção de plágio pelo editor da Revista do ILCT, caso o revisor tenha conhecimento de qualquer semelhança entre o manuscrito submetido e outro artigo publicado, o revisor deve comunicar ao editor para resguardar o periódico.
4 Responsabilidades editoriais
Os editores possuem autoridade e responsabilidade para rejeitar ou aceitar um artigo baseado em argumentos que serão enviados ao autor para conhecimento. O editor pode recorrer ao Conselho Editorial para decidir sobre a aprovação ou rejeição de um artigo.
O editor deve preservar a identidade dos autores e revisores no anonimato e tratar os manuscritos como documentos confidenciais.
A publicação dos artigos pelos editores deve ser pautada na adequação e qualidade do manuscrito para a Revista, sem interferências externas.
Não deverá haver conflito de interesse em relação aos artigos rejeitados e aceitos. Caso o editor tenha algum conflito de interesse de qualquer natureza deve comunicar ao editor-chefe, que encaminhará para outro editor.
O artigo será aceito pelo editor quando estiver corrigido. No entanto, se forem encontrados erros nos artigos após a publicação, o editor fará a publicação da correção ou retratação.
5 Questões éticas
As decisões pelo Conselho Editorial não serão influenciadas por considerações comerciais ou qualquer fonte de receita.
Os artigos submetidos à Revista do ILCT são considerados confidenciais, enquanto em análise. A Revista do ILCT mantém a integridade do seu registro.
A Revista tem um compromisso com os padrões intelectuais e princípios éticos e está disposta a publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário. Com relação a reclamações éticas sobre um manuscrito submetido ou artigo publicado, o editor tomará as medidas necessárias para apuração da reclamação.
Com relação à artigos contendo pesquisas com seres humanos no Brasil, a Revista do ILCT solicita que seja enviado parecer de Comitê de Ética aprovando sua realização, conforme normas do Conselho Nacional de Saúde.
6 Declaração de Privacidade
As informações pessoais informadas no cadastro de usuários desta revista serão usadas exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
* Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.