FATORES DA EMBALAGEM DE LEITE COM CONCENTRAÇÃO AUMENTADA DE MELATONINA NA INTENÇÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
Resumo
A análise conjunta de fatores foi empregada para desenvolver um rótulo para a embalagem do leite com concentração aumentada de melatonina. Foram selecionados três fatores, com três ou dois níveis para a montagem das embalagens: design da embalagem ("azul com estrelas e desenho de leite derramando", "branca sem desenho" e "azul com estrelas e sem desenho"), nome ("leite noturno" e "melatonina") e texto informativo sobre obtenção natural de melatonina por meio de ordenha noturna, e os benefícios deste composto ("com" e "sem"). Doze imagens de embalagens foram criadas baseando-se em um arranjo fatorial completo. Estas imagens foram apresentadas a 144 consumidores, aos quais foi solicitado que avaliassem a intenção de compra de cada embalagem. Pela análise conjunta de fatores, o produto ideal ou de maior probabilidade de compra para a maioria dos consumidores seria a embalagem azul com estrelas e desenho de leite derramando, com o nome leite noturno e com a presença de texto informativo. Desta forma, demonstrou-se que os consumidores gostam de uma embalagem que remete o produto e que contenha informações descritas. Logo, a embalagem apresenta grande influência na escolha do consumidor, podendo contribuir de forma positiva ou negativa para a aceitação do alimento.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v69i1.303
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