FATORES DA EMBALAGEM DE LEITE COM CONCENTRAÇÃO AUMENTADA DE MELATONINA NA INTENÇÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

Maria Patricia Milagres, Valéria Paula Rodrigues Minim, Andréa Alves Simiqueli, Ana Cristina Rocha Espeschit, Luis Antonio Minim

Resumo


A análise conjunta de fatores foi empregada para desenvolver um rótulo para a embalagem do leite com concentração aumentada de melatonina. Foram selecionados três fatores, com três ou dois níveis para a montagem das embalagens: design da embalagem ("azul com estrelas e desenho de leite derramando", "branca sem desenho" e "azul com estrelas e sem desenho"), nome ("leite noturno" e "melatonina") e texto informativo sobre obtenção natural de melatonina por meio de ordenha noturna, e os benefícios deste composto ("com" e "sem"). Doze imagens de embalagens foram criadas baseando-se em um arranjo fatorial completo. Estas imagens foram apresentadas a 144 consumidores, aos quais foi solicitado que avaliassem a intenção de compra de cada embalagem. Pela análise conjunta de fatores, o produto ideal ou de maior probabilidade de compra para a maioria dos consumidores seria a embalagem azul com estrelas e desenho de leite derramando, com o nome leite noturno e com a presença de texto informativo. Desta forma, demonstrou-se que os consumidores gostam de uma embalagem que remete o produto e que contenha informações descritas. Logo, a embalagem apresenta grande influência na escolha do consumidor, podendo contribuir de forma positiva ou negativa para a aceitação do alimento.


Palavras-chave


análise conjunta de fatores; sono; leite com melatonina

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DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v69i1.303

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