AVALIAÇÃO SENSORIAL DE AMOSTRAS COMERCIAIS DE LEITE CONDENSADO

Ana Laís Andrade Gaspardi, Jéssika Michelli, Clara Gonçalves de Pontes, Lara de Andrade Oliveira, Natali Alcântara Brandão, Mariana Borges de Lima Dutra

Resumo


O Brasil se destaca pela grande produção e consumo de leite condensado. As indústrias nacionais possuem alta tecnologia de fabricação, oferecendo produtos com alto valor agregado e possibilitando ao consumidor diversas opções de marcas, preços e qualidade. Este trabalho teve como objetivo verificar se existe diferença sensorial (ao nível de 5% de significância) quanto à aceitação de 6 amostras de leite condensado comerciais. As amostras foram avaliadas por 120 consumidores, recrutados voluntariamente, pelo teste de aceitação. Os resultados da ANOVA mostraram que as amostras C, D, E e F apresentaram aceitação significativamente superior (p ≤ 0,05) às demais na escala hedônica, enquanto a amostra A obteve menor aceitação em relação a todos os atributos relacionados na escala hedônica. O teste de intenção de compra demonstrou que as amostras C e F obtiveram as maiores frequências de intenção de compra positiva. O Mapa de Preferência Interno confirmou os resultados da ANOVA e do teste de intenção de compra indicando uma maior preferência dos provadores pelas amostras C e F. As amostras adquiridas foram fabricadas com os mesmos ingredientes, no entanto, pressupõe-se que as diferenças sensoriais ocorreram devido a qualidade das matérias-primas utilizadas e devido aos diversos processos de elaboração do produto de cada empresa. Este fato prova que é necessário controlar a qualidade da matéria-prima e o tipo de processo utilizado para a obtenção do produto, pois estes parâmetros podem influenciar a aceitação sensorial dos consumidores. A qualidade e a padronização do produto final é um fator primordial para manter a produtividade e a competitividade de mercado.


Palavras-chave


Teste de aceitação, leite condensado, mapa de preferência interno.

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DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v70i6.432

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